Connect with us

Coberturas

Mapa da votação: Bolsonaro foi o mais votado em 266 cidades de SC

O segundo turno das eleições em Santa Catarina consagrou Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República

Published

on

resultado segundo turno presidente lula bolsonaro governador cidade eleições Santa Catarina jornalismo de dados Cristian Edel Weiss jornalista de dados multimídia na Alemanha NSCTV
Mapa mostra distribuição de votos a Bolsonaro e ao PT no segundo turno da eleição para presidente

Esta reportagem fez parte da coluna digital Caixa de Dados, do Diário Catarinense, sobre jornalismo de dados, e foi publicada originalmente em 29/10/2018

Clique aqui para ver o post original e a reportagem impressa no Diário Catarinense

Texto e análise de dados: Cristian Edel Weiss
Arte e visualização de dados: Maiara Santos

O segundo turno das eleições em Santa Catarina consagrou Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República e Carlos Moisés para o governo do Estado. Em 266 municípios catarinenses (90,1%), o presidente eleito foi o mais votado. Já o novo governador liderou a votação em 265 cidades (89,8%).

Ambos avançaram em relação ao primeiro turno. Bolsonaro tinha liderado em 262 cidades na primeira etapa, agora obteve mais quatro. Já o crescimento de Moisés foi ainda mais expressivo. No primeiro round, liderou a votação em apenas 54 municípios, mas desta vez obteve um resultado 4,9 vezes maior.

Advertisement
resultado segundo turno presidente lula bolsonaro governador cidade eleições Santa Catarina jornalismo de dados Cristian Edel Weiss jornalista de dados multimídia na Alemanha NSC TV

Presidência: Bolsonaro amplia vantagem

Ao liderar a votação em 266 cidades, Bolsonaro pintou quase todo o mapa de Santa Catarina no segundo turno. Rio Fortuna foi o município com maior votação proporcional ao presidente eleito: 89,63%, seguido por Timbó (89,62%), Ascurra (89,38%) e Treze de Maio (89,24%), que no primeiro turno havia liderado a votação proporcional ao candidato no país, com quase 84% dos votos válidos.

Presidência: PT perde votos no segundo turno

Fernando Haddad (PT) foi o mais votado em 29 cidades de Santa Catarina no segundo turno. Mas foram 4 a menos do que no primeiro round. A maior votação foi novamente em Entre Rios, onde obteve 73,57% dos votos válidos.

Governo do Estado: Moisés avança para o interior

O desafio para o governador eleito era interiorizar o nome no segundo turno, já que no primeiro as cidades onde liderou a votação estavam localizadas principalmente na faixa entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Sul do Estado. Moisés conseguiu: venceu em 265 cidades, todas onde Bolsonaro também venceu.

A maior proporção de votos válidos recebidas pelo governador eleito foi em Tubarão (86,22%), domicílio eleitoral de Moisés. Em seguida, vêm São Ludgero (86%), também no Sul do Estado, e Timbó (85,18%) e Ascurra (85,03%), no Vale do Itajaí. A cidade onde venceu de forma mais apertada foi em Monte Carlo, no Meio-Oeste, onde obteve 50,41% dos votos válidos.

PSD ganhou em 30 municípios, a maioria onde o PT venceu

No primeiro turno, Gelson Merisio (PSD) tinha sido o candidato que mais liderou a votação para governador entre as cidades catarinenses. Foram 129 cidades, num cinturão que se estendeu desde o Extremo Oeste, passando pela Serra e alcançado parte do Sul do Estado. No segundo turno, liderou apenas em 30 cidades, uma queda de 76% no desempenho.

A melhor performance de Merisio foi em Entre Rios (65,91% dos votos válidos), no Oeste do Estado, justamente onde o candidato do PT, Fernando Haddad, também liderou a votação para a Presidência. Em seguida vêm Passos Maia (65,90%), Planalto Alegre (62,80%) e Calmon (62,10%), todos entre o Meio-Oeste e Oeste do Estado, reduto tradicional de Merisio e do PT, apesar do candidato do PSD ter declarado voto em Bolsonaro ainda no primeiro turno.

Advertisement

Veja também:


Voltar para a home | Voltar para Portfólio | Voltar para os destaques

Trending