Connect with us

Artigos

Monitor da Vacina: dados da vacinação contra a covid-19

Com a confirmação dos primeiros lotes da vacina, entra no ar em 20 de janeiro o Monitor da Vacina

Published

on

Dados atualizados da vacinação contra a covid 19 no Brasil e em Santa Catarina

No início de janeiro de 2021 ainda nem sequer havia certeza sobre a data do início da vacinação contra a covid-19 no Brasil. Mas começamos a esboçar o que seria a página de monitoramento do avanço da campanha no país, no mundo e em Santa Catarina.

Com a confirmação da chegada dos primeiros lotes da vacina, entra no ar em 20 de janeiro o Monitor da Vacina, no portal NSC Total e no Diário Catarinense. A ideia é que ele servisse como o segundo capítulo na cobertura digital da pandemia a partir de métricas e dados, iniciado um ano antes com o Painel do Coronavírus.

Iniciativa pioneira no Sul do Brasil

Um diferencial aplicado no Monitor da Vacina em relação ao Painel do Coronavírus é estimar quanto tempo SC levará para vacinar a população. Com base nos dados de doses aplicadas a cada balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, criamos um algoritmo que calcula a média de doses administradas nos últimos sete dias e projeta quantos dias são necessários para que toda a população seja imunizada integralmente.

O Monitor da Vacina reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação nos Estados e pelo mundo. A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

Aliado do jornalismo

A ferramenta tem contribuído para a elaboração de reportagens analíticas sobre os impactos da vacinação, o ritmo nas regiões de Santa Catarina e nos Estados brasileiros e na cobrança por chegada e distribuição de mais doses do imunizante.

Advertisement

Monitor da Vacina

Equipe

Cristian Edel Weiss (jornalismo de dados); Lucas Paraizo e Maria Eduarda Dalponte (reportagem); Maiara Santos e Ângela Prestes (design e desenvolvimento)

Publicação

Diário Catarinense, NSC Total, janeiro de 2021

Visite o Monitor da Vacina no NSC Total

covid vacina coronavirus deutsche welle cidadania europeia alemã italiana passaporte brasil alemanha deutschland brasilien jornalismo de dados cristian edel weiss jornalista multimídia Alemanha
Veja dados da vacinação no Monitor da Vacina

Dados de doses aplicadas por cidade, doses enviadas, calendário da vacinação e comparação com outros Estados. Atualizado às segundas, às quartas e às sextas


Leia também

Covid-19: No auge da pandemia, governo retrocede na transparência dos dados

Covid-19: como a pandemia evoluiu na Região Sul de forma diferente

Advertisement

Voltar para a home | Voltar para Portfólio | Voltar para os destaques

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending