Connect with us

Educação

Entrevista Mario Sergio Cortella: “Filho, o que você tem para me ensinar hoje?”

Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e autor de diversos livros sobre pedagogia, Cortella falou ao Santa sobre a educação no século 21

Published

on

Mario Sergio Cortella faz palestra Blumenau entrevista filósofo pedagogia educação Cristian Edel Weiss Jornal de Santa Catarina jornalista de dados multimídia Alemanha Brasil
Publicada originalmente no Santa em 8/2/2010

Clique para ver em pdf

 

“Filho, o que você tem para me ensinar hoje?” 

CRISTIAN WEISS
cristian.weiss@santa.com.br
BLUMENAU

E stimular os alunos a compreender o conteúdo é o eterno desafio dos professores. Com a expansão da tecnologia e a mudança da sociedade, os educadores precisam desenvolver novas habilidades e métodos. Algumas dessas técnicas e experiências serão apresentadas hoje, em Gaspar, aos professores da rede municipal de ensino, em palestra ministrada pelo filósofo e doutor em Educação Mario Sergio Cortella. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), exsecretário Municipal de Educação de São Paulo e autor de diversos livros sobre pedagogia, Cortella falou ao Santa sobre a educação no século 21, depois de palestra aos professores da Uniasselvi de Blumenau. Em Gaspar, o evento será às 8h, no Salão Cristo Rei.

Jornal de Santa Catarina – Qual a diferença entre a educação de hoje e a de nossos pais e avós?
Mario Sergio Cortella – Os estudantes que estão entrando nas universidades hoje não conheceram o Ayrton Senna e a União Soviética e viram a expansão da internet. Temos duas grandes gerações que convivem no território da escola: os nativos digitais, que são os alunos, e os migrantes digitais, que somos nós. Por séculos, os idosos ensinaram os mais jovens. Agora não é mais assim. Em vez de os pais perguntarem ao filho “O que você aprendeu hoje?”, é melhor perguntar “O que você tem para me ensinar hoje?”.

Santa – Qual a diferença entre o modelo tradicional de educação e os alternativos, como o construtivismo?
Cortella – Nenhum método é descartável se mostrar eficácia no objetivo que se tem. O melhor método é aquele que estiver relacionado ao objetivo. O construtivismo é uma das formas de se lidar com a formação de crianças. Mas quem usa apenas uma fonte está limitando a capacidade. Mas não dá para usar o construtivismo e pedir que os alunos decorem coisas.

Santa – O que os pais devem levar em conta para escolher a escola dos filhos?
Cortella – A primeira coisa é visitar a escola e ver qual é o plano pedagógico, para ver o que se quer formar. Segundo, conversar com outros pais de alunos para ver qual é o nível de ensino. Terceiro, caminhar pela escola para ver como é o jardim e qual o cuidado dos professores. E levar em conta qual é a proximidade física da escola e a personalidade da criança. Há as que são mais ativas e não adianta tentar mudá-las quando aquilo não é um defeito, é um modo de ser.

Advertisement

O Enem é a ferramenta menos injusta para selecionar quem vai entrar na faculdade.

Santa – O senhor diz que Santa Catarina tem ensino de qualidade. Diminuiu a fronteira entre a escola pública e a privada?
Cortella – Nem sempre o privado é sinônimo de qualidade. Muitos dizem que o ensino fundamental público tem má qualidade. Mas antes, é preciso lembrar que 80% dos professores da escola pública estudaram em escolas privadas de Ensino Superior. As duas se complementam. Houve uma melhoria significativa do padrão de escolas públicas e também do ensino privado na região.

Santa – Qual a sua avaliação sobre o uso do Enem como ferramenta de seleção e substituto do vestibular?
Cortella – É especial, está no começo e ainda tem problemas. O Enem chega com 50 anos de atraso, precisa ser ajustado. Mas tem que ser colocado como opção. É contemporâneo e tira a gente do que é arcaico que é o vestibular. Hoje ele é a ferramenta menos injusta, vitima menos pessoas do que o vestibular arcaico, que oferece condição maior a quem já tinha mais condição.


Voltar para PortfólioVoltar para a Home

Trending