Connect with us

Portfólio

Stammtisch Blumenau: vai faltar lugar na Rua XV

Com 268 grupos, Stammtisch deste ano terá o terceiro maior público da história da festa

Published

on

Stammtisch Blumenau inscricoes Cristian Edel Weiss Cristian Weiss Jornal de Santa Catarina jornalista de dados multimídia Alemanha Brasil tradições alemãs Rua XV de Novembro
Stammtisch Blumenau na Rua XV de Novembro, por Cristian Edel Weiss, Cristian Weiss
Publicada originalmente no Santa em 10/4/2010


Clique para ver em pdf

 

Com 268 grupos, Stammtisch deste ano terá o terceiro maior público da história da festa

CRISTIAN WEISS
BLUMENAU

Será difícil arrumar espaço na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, para tantos grupos de amigos. A 19º edição do Stammtisch, dia 17, promete ser uma das mais bem-sucedidas desde que a confraternização foi oficializada, em agosto de 2000. Até sexta-feira, último dia de inscrições, 268 grupos garantiram presença. A marca é a terceira maior da história da festa e a maior desde 2006.

Presidente da Vila Germânica, Norberto Mette avalia o aumento de participantes como reflexo de duas mudanças feitas em 2008. Desde a 17ª edição, a promoção do evento deixou de ser feita uma vez por semestre e passou a ocorrer sempre em abril, para ter mais atenção da organização e não competir com a Oktoberfest. O palco da festa voltou a ser a Rua XV de Novembro e não mais a Vila Germânica.

– Na Vila, os grupos acharam que ficavam escondidos, já a Rua XV é a vitrine e todo mundo se fascina e quer ir para lá – considera Mette.

O regulamento também passou a ser mais criterioso a fim de tornar a festa mais tradicional, o que aumentou o apelo às famílias. Para este ano não estão previstas grandes novidades. O presidente do Blumenau Convention & Visitors Bureau, Luciano Monteiro, espera que a iniciativa venha dos próprios participantes.

Advertisement

– Os grupos do Stammtisch é que são a atração. As inovações deles é que vão convidar outras pessoas para a festa – acredita.

Quem já assegurou um lugar cativo na Rua XV foi o administrador Ailtro Darugna, integrante do grupo Abobó, que participa desde a primeira edição.

– A gente se reúne há 30 anos, mas o Stammtisch é uma oportunidade única de confraternizar e reencontrar amigos – conclui Darugna.

Reunião discute regulamento e criação de uma entidade

Promotores do Stammtisch e representantes dos grupos se reúnem quinta-feira para definir onde ficarão as barracas e discutir o regulamento da festa, que ocorre no próximo sábado. O objetivo é garantir segurança e ordem no evento. Cada grupo terá seu espaço e deverá seguir regras estabelecidas pela organização, como respeitar os horários de montagem e desmontagem, armazenar o lixo adequadamente e não usar som mecânico ou automotivo.

– Temos cada vez mais grupos novos chegando. Mas tem que ter atenção porque os jovens querem fazer piquenique, colocar som alto, o que pode acabar em confusão. Quem não participar da reunião do dia 15 está proibido de ir à festa – informa o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette.

Advertisement

Mette vai sugerir na reunião a criação de uma entidade que represente todos os grupos de Stammtisch para auxiliar na organização das próximas edições do evento. Os grupos também serão convidados a participar de uma noite da Oktoberfest como forma de divulgação do encontro promovido anualmente.

Serviço

19º Stammtisch – Sábado, dia 17, das 10h às 17h, na Rua XV de Novembro.

Leia mais sobre o assunto


9/4/2010:
Stammtisch Blumenau: encontro de amigos com sabor único
Jornal de Santa Catarina


Voltar para PortfólioVoltar para a Home

Trending