Connect with us

Portfólio

Gripe A: Laboratórios particulares oferecem vacina contra H1N1

Laboratórios particulares oferecem vacina contra gripe A

Published

on

onde tomar vacina laboratorios vacina gripe A h1n1 h3n2 Cristian Edel Weiss Cristian Weiss Jornal de Santa Catarina Blumenau jornalista de dados multimídia Alemanha Brasil
Mitos e verdades da vacina contra a gripe A e H1N1 por Cristian Edel Weiss, Cristian Weiss, para o Jornal de Santa Catarina, da RBS, Blumenau
Publicada originalmente no Santa em 15/4/2010


Clique para ver em pdf

 

Laboratórios particulares oferecem vacina contra gripe A

CRISTIAN WEISS
BLUMENAU

Se você ficou de fora do calendário nacional de vacinação da gripe A e quer se prevenir contra a doença, pode pagar para receber a dose. As vigilâncias Epidemiológica e Sanitária credenciaram quatro estabelecimentos privados da cidade para aplicar a vacina contra o vírus H1N1. O foco da imunização serão pessoas entre 40 e 59 anos, de dois a 19 e idosos não portadores de doenças crônicas, que não têm direito às vacinas distribuídas gratuitamente pelo Ministério da Saúde por não se enquadrar no grupo de maior risco.

Os estabelecimentos autorizados a aplicar a vacina são o Hospital Dia do Pulmão, Laboratório Genolab, Centro de Pediatria do Vale do Itajaí (Celp) e Sesi (veja tabela ao lado). Desses, apenas o Hospital do Pulmão já iniciou a vacinação da dose trivalente, que imuniza contra o vírus da gripe A e dois tipos de vírus da gripe comum. A aplicação começou sábado.

Laboratório Genolab e Celp ainda não receberam as doses da vacina nem definiram o preço. A previsão das unidades é iniciar a vacinação até a primeira semana de maio. O Celp já tem mil pessoas na lista de espera.

– Não temos como calcular a quantidade disponível porque os laboratórios ainda não nos repassaram o quanto poderão fornecer. A procura tem sido muito grande – explica o diretor da Clínica de Vacinas da Celp, Rogério João Machado.

Advertisement

O Sesi adquiriu 12 mil doses que serão administradas exclusivamente em funcionários das indústrias da região. A vacinação começou ontem nos ambulatórios das empresas cadastradas, que arcarão com o custo de R$ 10 por dose. De acordo com a gerente regional do Sesi, Dalila de Carvalho, o total de vacinas pode ser ampliado para 19 mil até o fim de maio, conforme a procura das empresas.

Leia mais sobre o tema


Voltar para a Portfólio | Voltar para a Home

Trending