Connect with us

Portfólio

Bairros ficarão sem água em Blumenau

O motivo é a obra para instalação de válvula do Samae que vai amenizar problema de desabastecimento

Published

on

Bairros ficarão sem água em blumenau samae calor eta Cristian Edel Weiss Jornal de Santa Catarina jornalista de dados multimídia Alemanha Brasil
Publicada originalmente no Santa em 6/2/2010


Clique para ver em pdf

 

O motivo é a obra para instalação de válvula do Samae que vai amenizar problema de desabastecimento

CRISTIAN WEISS
BLUMENAU

Em plena onda de calor que ultrapassou os 40°C nesta semana, vai faltar água novamente em Blumenau. Agora, além dos bairros da região Norte e Velha, o Centro e a região Sul podem ter o abastecimento interrompido no fim de semana. O motivo é a instalação de uma válvula de retenção, que vai ser fixada à rede distribuidora entre a Rua XV de Novembro e a Alameda Rio Branco. A obra, prevista para começar às 13h de sábado, deve ser concluída no final da tarde de domingo.

Por causa dos trabalhos, a distribuição de água será interrompida em 14 bairros abastecidos pela ETA III (ver tabela), e pode faltar água. O estabelecimento definitivo do serviço na região está programado para ocorrer segunda feira à noite.

O presidente do Samae, Luiz Ayr, argumenta que o desligamento da distribuição de água no período de forte calor é uma decisão estratégica:

– Apesar de já estar faltando água em alguns pontos da cidade, esta é a última semana antes do início das aulas, quando muitos ainda estão fora da cidade. Se deixasse para fazer depois, a situação poderia ficar mais crítica.

Advertisement

O Samae vai disponibilizar cinco caminhões-pipa aos casos de emergência. A prioridade será dada aos hotéis e hospitais.

Como alternativa para reduzir a falta de água no município, a válvula instalada na Rua XV terá função semelhante a um registro. O sistema vai direcionar a produção da ETA III, no Distrito do Garcia, para cerca de 4,5 mil unidades consumidoras da Rua Itajaí e tranversais, que deixarão de ser abastecidas pela ETA II, na Rua Bahia.

A partir de segunda-feira, a ETA III passará a produzir 50 litros por segundo a mais, que serão destinados ao Vorstadt.

Com isso, a ETA II terá a mesma quantidade em excedente para redistribuir a 24 bairros da região Norte e Velha, dos quais 10 já registraram falta de água nesta semana.

– A partir da noite de sábado, quando a ETA II deixar de abastecer o Vorstadt, a distribuição para os bairros que estão sem água deve ser normalizada – projeta Ayr.

Advertisement

A volta da água às torneiras da Rua Germano Kratz Neto, na Velha, é o que espera a costureira Cleia Vogelbacher, 36 anos. Desde sábado ela acumula pilhas de roupas e louças por não receber água regularmente, que chega apenas de madrugada.

– Já estou cansada de ter de levantar de madrugada só para poder aproveitar a água que chega – desabafa.

Onde pode faltar água

Garcia – Rua Amazonas e transversais, a partir da Rua Antonio Zendron em direção ao Centro
Velha – Rua João Pessoa e transversais até o início da Rua General Osório
■ Centro
■ Ribeirão Fresco
■ Vila Formosa
■ Jardim Blumenau
■ Bom Retiro
■ Ponta Aguda
■ Vila Nova
■ Vorstadt
■ Petrópolis
■ Victor Konder
■ Itoupava Seca
■ Boa Vista

Atenção, motorista

A Rua XV de Novembro, entre a Rua Nereu Ramos e a Alameda Rio Branco, será interditada das 13h de sábado até as 18h de domingo

Voltar para Portfólio | Voltar para a Home

Trending