Academia
Udesc recebe 1º Seminário de Inovação para o Controle Social da Gestão Pública
Pesquisadores e jornalistas participaram do 1º Seminário de Inovação para o Controle Social da Gestão Pública, promovido pela Udesc e Advocacia-Geral da União (AGU)
Cristian Weiss fala sobre os desafios da transparência pública (Foto: Carlito Costa/Ascom Udesc Esag) |
Representantes de órgãos de controle e de organizações da sociedade civil, pesquisadores e jornalistas participaram na manhã desta sexta-feira, 28, em Florianópolis, do 1º Seminário de Inovação para o Controle Social da Gestão Pública, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Advocacia-Geral da União (AGU).
O seminário foi realizado no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da Udesc do bairro Itacorubi, na Capital. O objetivo do evento foi apresentar e debater práticas da sociedade no monitoramento da gestão pública.
Na primeira palestra, o assessor do Centro de Apoio Operacional da Moralidade do Ministério Público de Santa Catarina, Issacar Leal Júnior, falou sobre controle social da atividade estatal. Leal apresentou dados sobre os danos da corrupção e de pesquisas de opinião pública sobre o tema. Ele defendeu que a cultura da corrupção está disseminada entre a população, não apenas entre as elites dirigentes, e que as pessoas precisar perceber os danos que ela causa.
Observatórios e Jornalismo
Em seguida foi apresentada a experiência do Observatório Social de Brusque e Região, organização da sociedade civil que monitora ações locais do poder público, pelo diretor-executivo Evandro Gevaerd. Ele fez o relato de ações que mobilizam a comunidade na fiscalização do uso do dinheiro público, além de um projeto de educação fiscal nas escolas.
A pesquisadora Júlia Furlanetto Graeff apresentou a plataforma digital de dados Observatório de Inovação Social de Florianópolis, projeto de pesquisa e extensão da Udesc Esag. A plataforma reúne dados sobre o ecossistema de inovação social da cidade e trabalha para articular a ação de diversos atores, da sociedade civil e do poder público.
Os jornalistas Fábio Bispo falou sobre o jornalismo independente baseado em dados públicos. Em seguinda, o editor do jornal Diário Catarinense Cristian Weiss e a editora do NSC Notícias Talita Rosa discorrerão sobre “Transparência pública a serviço da notícia: como o jornalismo combate a desinformação”, em que falou de iniciativas de fact-checking.
Rede
De acordo com o coordenador de desenvolvimento humano da Udesc, Silmar Neckel, o seminário foi o primeiro resultado de uma rede que está sendo construída pela Udesc, em parceria com vários órgãos públicos estaduais e federais. A ideia é criar uma rede de cooperação para capacitação de servidores públicos, promovendo eventos como este.
Também participam do evento o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, a coordenadora da Escola da Advocacia-Geral da União de Santa Catarina, Vânia Faller, o diretor de educação fiscal do Observatório Social de Florianópolis, João Emerton Barbosa da Silva, e a presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/SC), Cleia Giosole.
-
Coberturas2 anos ago
Eleições: quanto custa cada voto recebido pelos eleitos
-
Coberturas2 anos ago
Mapa da votação: Bolsonaro foi o mais votado em 266 cidades de SC
-
Coberturas internacionais2 anos ago
Deutsche Welle: Tem parente alemão? Saiba se você tem direito à cidadania
-
Artigos3 meses ago
Eleições Europeias 2024: veja em gráficos e mapas os resultados por país
-
Coberturas internacionais2 anos ago
Deutsche Welle: Cresce número de brasileiros com cidadania alemã
-
Coberturas internacionais1 ano ago
Deutsche Welle: “Plano Real foi uma cópia do modelo alemão pela metade”
-
Artigos1 ano ago
6 Dicas Valiosas para Montar um Portfólio de Jornalista de Sucesso
-
Coberturas2 anos ago
Eleições: veja como cada bairro votou para presidente e governador no 2º turno
-
Artigos6 anos ago
BR-470: A reportagem que a Presidência da República leu e se mobilizou
-
Coberturas2 anos ago
Eleições: o que as ondas Lula e Bolsonaro têm em comum
-
Coberturas internacionais2 anos ago
Deutsche Welle: Brasiliens neuer Präsident Lula da Silva: Totgeglaubte leben länger
-
Artigos6 anos ago
Caixa de Dados fica entre melhores produções do mundo em jornalismo visual de janeiro
-
Coberturas2 anos ago
Eleições: as cidades que votaram no PT e em Bolsonaro ao mesmo tempo
-
Coberturas2 anos ago
Cortes nas universidades federais somam R$ 121 milhões em SC
-
História6 anos ago
Histórias: A vida expressa às margens da via em Blumenau
-
Coberturas2 anos ago
Covid-19: No auge da pandemia, governo retrocede na transparência dos dados
-
Academia5 anos ago
Projeto de jornalismo de dados é apresentado em Berlim
-
Academia1 ano ago
Temperatura da Informação: Quente ou Frio? Obsoleto ou Revertido? Uma Leitura do Jornal de Santa Catarina sob a Ótica das Teorias de Marshall McLuhan
-
Portfólio6 anos ago
Tamarindo de Blumenau entre a vida e a morte
-
Artigos3 anos ago
Monitor da Vacina: dados da vacinação contra a covid-19